https://materiotecafeevale.wordpress.com/tag/papel-reciclado/

https://materiotecafeevale.wordpress.com/tag/papel-reciclado/Documentário da ONG Canta Brasil mostra a história de uma senhora de 90 anos que transformou sua casa em uma usina de reciclagem.

Escondida entre as ruas de um bairro da periferia de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre, uma casa de paredes verdes funciona como usina de reciclagem há mais de duas décadas.
No comando, uma pequena senhora de 90 anos, que fez do aproveitamento total do lixo um meio para ajudar as cerca de 40 idosas que integram a Associação de Mulheres Princesa Isabel (Ampi).
A história de Emília Neves Athaídes, uma incansável defensora da valorização da terceira idade, é contada no documentário Dona Emília Sustentável, lançado no início deste mês.
O filme mostra a rotina de uma mulher cheia de ideias – e que não conseguia ficar parada. O dia de Dona Emília, que morreu alguns dias após o final das gravações, começava cedo. Antes das 6h, ela já estava em pé, acompanhada de seu inseparável chimarrão. Na casa-usina, também sede da Ampi, até mesmo cocô de galinha vira adubo, que é trocado por serragem para o galinheiro. Um sistema de captação projetado por ela armazena a água da chuva, usada para lavar o chão e a louça.
– Eu vi que a água corria (do telhado). Eu precisava da água e botei a parar. Eu via tanta água ir fora. Disse: ai, meu Deus, essa água, a gente coando, fica boa. E foi assim – conta a intuitiva Emília no filme.
A associação é mantida pela venda de materiais coletados diariamente como papelão, jornais, latas de alumínio e garrafas PET. As idosas também fazem colchas, tapetes e cortinas a partir de retalhos de tecido doados por costureiras da região.
A vida de Dona Emília é um exemplo de como a iniciativa de apenas uma pessoa pode transformar a realidade de muito mais gente.
Fonte:
http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/nossomundo/19,997,3331167,As-licoes-da-Dona-Emilia.html
http://filmedonaemilia.blogspot.com/

Luminária com caixa de ovos

30/05/2011
As luminárias  do designer Victor Vetterlein são feitas com 4 caixas de ovos misturadas com água e colocadas sobre moldes e depois de secas são montadas. Depois do uso elas podem ser desmanchadas e novamente misturadas com água sendo colocadas sobre um novo molde.




http://www.coletivoverde.com.br/trash-me/#more-6563
http://www.victorvetterlein.com/project13.html

Cadeira de sacos de cimento

22/02/2011

Existe uma técnica artesanal chamada papietagem que consiste em colar pequenos pedaços de papel em muitas camadas e deixar secar até ficar bem rígido. Pois bem, algo parecido fizeram oas designers mexicanos da Talco para criar esta cadeira toda em sacos de cimento. Não sei como fica a questão da resistência, pois esta técnica é usada comumente para fazer objetos de decoração, fruteiras, vasos, etc.Mas vale a intenção de criar com materiais excedentes como este.
http://www.ecodesenvolvimento.org.br
http://talco.com.mx/index.php
 Quer saber mais sobre a técnica? Aqui tem um pap.
http://panohippie.blogspot.com/2010/01/como-fazer-trabalhos-utilizando-tecnica.html

Tênis feito com revistas recicladas

14/02/2011
A nova linha feminina da Nike, Women’s Premium Print Pack  é feita com tiras de revistas recicladas, que foram tratadas de maneira especial para garantir a resistência e a durabilidade. Este processo resulta em tênis exclusivos e produzidos em baixa escala.
 O tênis esta a venda na China  e na Europa por enquanto.



http://www.ecodesenvolvimento.org.br/posts/2011/janeiro/nike-lanca-tenis-feito-de-papel-reciclado
http://www.nikeblog.com/2010/12/17/nike-premium-print-pack-blazer-air-rift-flash-macro/

Rolo/Agenda

15/12/2010
O designer  Kim Ji-eun criou um projeto que pretende transformar rolos de papel em um bloquinho de anotação. Basta o usuário puxar a etiqueta e desenrolar o rolo vazio para encontrar uma lista com data e espaço para anotações.
Assim você poderá reaproveitar aquele objeto que iria direto para o lixo como uma agenda semanal. Por ser feita de papelão, ela pode ser rabiscada sem nenhuma dificuldade e reciclada após seu novo uso.
O projeto, batizando de Day Re, ainda não tem data para sair do papel (literalmente). Mas quem gostou da ideia pode se inspirar e pensar em outras formas de reutilizar o objeto. Quem sabe essa não vira uma mídia alternativa para os publicitários mais criativos ou para os empresários mais empreendedores?


http://www.ecodesenvolvimento.org.br/noticias/rolo-de-papel-vazio-vira-agenda-semanal

Jornal

14/12/2010
Alguns exemplos do que pode ser feito com um material abundante: jornal



Materiais alternativos para o Natal

18/11/2010
Com materiais simples, tempo e criatividade, a transformação acontece!










Luminária de jornal

09/11/2010

Vejam que dica de projeto bacana que encontramos no blog Ecodesenvolvimento:
Ateliê do lixo, da Designer Usha Velasco, que trás algumas dicas e passo-a passo de luminárias e outros objetos feitos com materiais recicláveis. O interessante é a informação no Blog:
 “Copie!!! Toda e qualquer peça deste blog está absolutamente desprotegida por direitos autorais e outros impedimentos legais. Portanto, fique à vontade para se inspirar, copiar, passar adiante. Se citar meu nome e o link deste blog, fico agradecida.”
Sugerimos uma visita ao blog para conferir quantas coisas lindas podemos fazer com um pouco de determinação, dentre elas, esta luminária de jornal da foto acima.
http://www.ateliedolixo.blogspot.com/

Papel semente

30/03/2010

Já imaginou se ao invés de jogar fora aqueles folders que você ganha na sinaleira, em festas ou feiras, você pudesse plantá-los!?
Sim , isto ja é possível devido à algumas empresas como a Papel Sementedo Rio de Janeiro. Ela foi criada em maio de 2009 e produz um papel artesanal e ecológico que recebe sementes de flores ou ervas medicinais durante seu processo de fabricação.
Planta-se o papel colhe-se flores. Desta forma, amplia-se a contribuição do papel semente, para a coletividade, propiciando o consumo consciente e tornando-se um diferencial no que diz respeito a sustentabilidade e responsabilidade ecossocial para o consumidor e empresas.

http://www.papelsemente.com.br/
http://www.grupoeco.com.br/htm/news/noticias_40.htm
http://www.papelsolidario.org.br/secao.9,materia.61.aspx
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.
Junte-se a 27 outros seguidores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DICAS DE REPARAÇÃO VARIAS MARCAS.

DICAS E DEFEITOS SOLUCIONADOS

MIL E 1 DICAS DE DEFEITO.